MULHER - PROTAGONISTA DO PARTO

Enfermeiras obstétricas – cuidando deste momento

protagonismo xoxota.JPG

Juntas podemos mudar a maneira de nascer

 

Cerca de 90% dos partos acontecem sem nenhuma anormalidade e são considerados partos de baixo risco. Com uma formação que lhe confere competência técnica, científica e humanista para assistência a este tipo de parto, a enfermeira obstétrica é uma profissional habilitada a cuidar de mulheres neste momento tão especial.

As enfermeiras obstétricas possuem respaldo legal e do Ministério da Saúde para implementar e desenvolver práticas seguras que não invadem o corpo da mulher e que estimulam com privacidade e respeito o PODER FEMININO NO PROCESSO DE PARIR.

 

Para que um parto possa transcorrer sem anormalidades é fundamental:

 

1.     Escolher um profissional experiente, de sua confiança, que possa lhe acolher e oferecer cuidado, auxiliando-a a vivenciar o pré-natal, parto e pós-parto com autonomia;

2.     Realizar um bom acompanhamento pré-natal, para identificar possíveis anormalidades.Ter acesso aos exames complementares quando necessário. Ter acesso a informações sobre a gravidez, parto, pós-parto e planejar o momento do parto, decidindo onde e como deseja parir.

3.     Receber atenção integral e individualizada, por um profissional que evite o uso de intervenções desnecessárias que podem atrapalhar a evolução fisiológica da gravidez e parto.

4.     Ter atendimento por profissional de saúde qualificado em realizar uma escuta sensível e avaliar por meio da linguagem corporal, verbal e não-verbal o seu bem-estar físico e emocional e o bem-estar fetal;Não sei como falar mais aqui acho que tem que ser bom clinico obstetra algo assim

5.     Receber assistência respeitosa, ter privacidade e ser e atendida em suas necessidades básicas.

6.     Ter liberdade de caminhar, sentar e adotar as posições que desejar e de ingerir líquidos (águas, sucos e chás) durante o trabalho de parto e parto.

7.     Experimentar tecnologias não-invasivas para alívio da dor, como massagem para relaxamento na região lombar, exercícios com bola, banho morno, etc;

8.     Ter um acompanhante de sua escolha se assim o desejar, durante o trabalho de parto e parto;

9.     Ter os acontecimentos do seu parto registrados por meio de um partograma e ter garantida a tomada de medidas adequadas em caso de complicações;

10.  Ter contato pele-a-pele com o bebê logo após o parto para apoiá-lo na adaptação à vida extra-uterina, aquecendo, amamentando e oferecendo carinho.    

11.  Ter  o clampeamento do cordão umbilical após o mesmo cessar de pulsar. precocemente o que dificulta

 

Gravidez é um momento de profundas transformações e as mulheres merecem serem acolhidas e apoiadas neste processo. Seja protagonista do seu parto, nós lhe apoiamos!

Enfermeira Obstétrica, profissional habilitado a assistir parto de baixo risco de acordo com a Lei 7498/86. 

 

Realização: Cofen                                 
Apoio: Aben, Abenfo, etc.REHUNA, Sindicato dos enfermeiros

PartoHeloisa Lessa