Finalmente o juiz deu ganho de causa para nós
Querid@s amig@s,
Após 3 anos de batalhas no intuito de nos defendermos da Ação Civil Pública no 00510410720184025101 movida pelo CREMERJ – Conselho Regional de Medicina contra Halyne Pessanha e eu. Finalmente o juiz deu ganho de causa para nós.
Uma sentença emocionante onde fica claro o que já estava claro: que o parto nunca foi e nunca será um evento médico.
O juiz afirma nossa qualificação profissional e cita o apoio que recebemos através do abaixo assinado com mais de 4.000 assinaturas e as cartas enviadas pelos Diretores das Escolas de Enfermagem do Rio de Janeiro, do ICM – Confederação Internacional de Parteiras, da ReHuNa e da Abenfo, com suas Seccionais.
Quero agradecer a todos que participaram, apoiaram e deram suporte a essa causa. Nossa vitória é a vitória de todas as mulheres pelo direito de escolha de com quem e onde queremos ter nossos bebês. Essa é uma vitória em especial das enfermeiras obstétricas e obstetrizes que tem sua competência e autonomia reafirmada com base na Legislação vigente em nosso país.
À Heloisa Helena Barbosa e Vitor Almeida, nossos advogados que construíram uma defesa sólida e consistente, nosso muitíssimo obrigado.
Em tempos sombrios, nesse tão querido Brasil, o resultado desse processo arbitrário e injusto nos faz acreditar e seguir firmes na resistência e na luta pelo direito das mulheres.